​​Maquiadora baiana produz ensaio inspirado em casamentos africanos

Maquiadora baiana produz ensaio inspirado em casamentos africanos
Foto Divulgação | Hellen Salomão

A maquiadora Hávata Serena se uniu a outros profissionais para produzir o ensaio fotográfico “Ifé Dúdú”. O ensaio  foca na necessidade de valorização dos traços negros na maquiagem, cabelo e roupas, saindo da proposta de casamentos brasileiros.

Segundo Serena,  os casamentos brasileiros seguem  um padrão branco e europeu, “Comecei a observar como clientes negras sempre falavam mal da própria aparência, pediam para afinar nariz, diminuir a boca… Nunca era seu natural, sua beleza valorizada e não modificada”, declara.

Então, as principais inspirações do Ifé Dúdú, que na língua yorubá e significa “Amor Negro”,  foram da estética presente nos casamentos de países africanos como Nigéria e Etiópia que usam turbantes, joias de cabeça e vestimentas com tecidos estampados.

O trabalho, realizado em Salvador, teve as participações de Helen Salomão na fotografia, do stylist da Axó Lewa e hairstyle masculino de Léo Santos e  Ayana Amorim, Daniel Pita, Elle Rodrigues e Heraldo de Deus na equipe de modelos

Notícias Relacionadas