I Festival Tela Universitária de Cinema acontece em Salvador

I Festival Tela Universitária de Cinema abre inscrições!

O I Festival Tela Universitária de Cinema irá acontecer nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de exibir filmes com duração de máxima de 20 minutos, o Festival terá workshops, mesas de debates e premiações. O evento tem como proposta contribuir com a ampliação do acesso às produções recentes dos estudantes universitários que estão fora do circuito de exibição comercial, além de promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos,…

Leia Mais

Karol Conka denuncia assédio em Hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro

Karol Conka denuncia assédio em Hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro

A cantora Karol Conka usou a sua conta do Instagram para relatar uma situação de assédio que presenciou, ontem (11), em um hotel 5 estrelas na cidade do Rio de Janeiro. Segundo ela, um estrangeiro, que também estava hospedado no local, passou a mão e xingou duas mulheres na área da piscina. Diante disso, Karol se pronunciou na rede, “Estamos aqui no Sheraton curtindo no final de trabalho para chegar esse gringo. A gerência do hotel diz que não resolveu muito e quem resolveu fui eu. Dei na cara dele”, declarou. Em outros vídeos postados…

Leia Mais

Visão Mundial lança campanha contra extermínio da juventude negra em Fortaleza

Visão Mundial lança campanha contra extermínio da juventude negra

 Amanhã (30) , às 14 h no CUCA Jangurussu (Fortaleza), o MJPOP lançará oficialmente o projeto #euSintoNaPele. O Projeto visa contribuir com a redução de homicídios das juventudes e mudar a realidade de letalidade juvenil, que faz um jovem negro morrer a  cada 23 minutos no Brasil.   O MJPOP – Monitoramento Jovem de Políticas Públicas – prepara adolescentes e jovens para liderar processos políticos em suas comunidades. Através desta metodologia, meninos e meninas de 16 a 24 anos identificam os problemas, e junto com outros atores, propõem soluções, buscando esclarecer e…

Leia Mais

Titi Gagliasso é alvo de racismo nas redes sociais

Titi Gagliasso é alvo de racismo nas redes sociais

A filha do casal de atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, foi alvo de ataque racista nas redes sociais. A  criança, de apenas 4 anos, foi chamada de “macaca”, em um vídeo gravado por Day McCarthy.  Na gravação  a socialite dizia que “A menina é preta. Tem o cabelo horrível de pico de palha. Tem o nariz de preto horrível. E o povo fala que a menina é linda”. Chissomo, carinhosamente conhecida como Titi,  foi adotada em 2016, quando Giovana Ewbank fez uma viagem ao Malawi, no Sul da África. Não é a…

Leia Mais

Publicitário baiano recebe o Troféu Raça Negra

Publicitário baiano recebe o Troféu Raça Negra

O baiano Paulo Rogério – cofundador da Aceleradora Vale do Dendê – recebeu no Dia da Consciência Negra (20), em São Paulo, o Troféu Raça Negra, considerado o Oscar da Comunidade Negra brasileira. Concedido pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural), o troféu busca anualmente destacar as personalidades que contribuíram para a construção de uma sociedade melhor e igualitária, sejam eles artistas, cientistas, políticos, ativistas, empresários, escritores, educadores e esportistas – afrodescendentes ou não – que mereçam reconhecimento pelo seu trabalhoem prol de uma sociedade plural, por meio do…

Leia Mais

Pelo “Direito de Rimar”, Pevírguladez lança clipe

Pelo “Direito de Rimar”, Pevírguladez lança clipe

Com participação de poetas da cena dos slams – campeonatos de poesia falada – como Mel Duarte e demais integrantes do Slam das Minas –SP  o rapper que tem mais de 15 anos de carreira aposta na força da expressão para este trabalho. Nos primeiros minutos do vídeo, Mel Duarte dá o tom: “foi a melhor escolha que fiz na vida”, disse, ao se referir à profissão poeta.  Na letra, Pevírguladez canta para o que ele chama de “griôs das ruas. A canção traz ainda um refrão adaptado do samba…

Leia Mais

Sarau das Pretas realiza 16 eventos em novembro

Sarau das Pretas realiza 16 eventos em novembro

Composta por 16 eventos, a agenda do Sarau das Pretas, teve dia 4 e vai até o dia 30 de novembro com a programação Pretas em Marcha, pelo segundo ano consecutivo.  Desta vez, a temática passa pela intolerância religiosa, com o espetáculo “Quem é do asè é de paz”. O Sarau das Pretas vai passar por unidades do Sesc, na capital e no interior de São Paulo e fará também um ciclo de oficinas no Sesc Pinheiros por meio do projeto  Sarau das Pretas: Juventude em FormAção e também participa da programação da IV…

Leia Mais

Fábricas de Cultura discutem as resistências e tradições do povo negro

Fábricas de Cultura discutem as resistências e tradições do povo negro

A programação terá exposições, workshop, atividade de graffiti, exibições de filmes e roda de conversa sobre beleza e empoderamento No dia 20 de novembro relembramos a história e a luta dos negros pelos diretos humanos no Brasil.  Para debater as questões relacionadas ao tema, as Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que são gerenciadas pela Poiesis, prepararam uma programação cheia de atividades. Entre os principais destaques estão: “Mural Tons da Terra Mãe”, que é um projeto do artista Alexandre Keto, que, por meio…

Leia Mais

Documentário brasileiro recebe prêmio em Punta del Este

Documentário brasileiro recebe prêmio em Punta del Este

  O filme “O Caso do Homem Errado” foi o grande vencedor da noite deste sábado, 4, no 9º Festival Internacional de Cine Latino, Uruguayo y Brasileiro, com o prêmio de melhor longa-metragem pelo voto popular. O documentário retrata a questão do racismo brasileiro enfatizando o extermínio da juventude negra. Apresenta um episódio conhecido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1987, quando o cidadão negro Júlio César foi executado pela Brigada Militar ao ser confundido com um assaltante. A diretora Camila de Moraes ao receber o prêmio…

Leia Mais

Livraria cria campanha interativa para estimular leitura para crianças 

Livraria cria campanha interativa para estimular leitura para crianças 

Para incentivar a leitura para crianças, InaLivros criou a campanha interativa “Lê pro Erê”, que chega para reforçar a importância do hábito, especialmente dos adultos para com os pequenos, como forma de inspiração e espelho. Especializada em literatura negra e da diáspora africana, a livraria virtual e itinerante tem como ideia apresentar ao público as múltiplas formas de incentivo à leitura, especialmente às crianças. A campanha apresenta fotos de diferentes pessoas que estimulam a imaginação das crianças através da leitura, mostrando que a prática pode ser uma iniciativa desde a mais tenra idade.…

Leia Mais