FSM receberá o II Encontro Internacional Ciberfeminista

FSM receberá o II Encontro Internacional Ciberfeminista

  O Fórum Social Mundial (FSM) receberá o ‘II Encontro Internacional Ciberfeminista: descolonizando a internet’ que acontecerá no dia 15 de março, às 14 horas, em Salvador (Bahia). O Encontro tem o objetivo de reunir lideranças feministas e de grupos de mulheres que utilizam a internet para a socialização de experiências e proposição de espaço seguros, de autodefesa e de usos críticos dessa ferramenta de comunicação. Na programação está prevista uma Roda de Conversa na qual as participantes vão  falar sobre os seus projetos, ações e apontar prioridades para uma…

Leia Mais

Coletivo Di Jeje oferece a 2ª edição online do curso Sistema Prisional e o Encarceramento Feminino

Coletivo Di Jeje oferece a 2ª edição online do curso Sistema Prisional e o Encarceramento Feminino

  Numa inciativa pioneira, Coletivo Di Jeje oferecerá a segunda edição online do curso Sistema Prisional e o Encarceramento Feminino e o curso online Marcadores Sociais de Mulheres Encarceradas. As turmas estão programadas para iniciar as atividades no dia 30 de Março, com inscrição a 78 reais. O curso tem por objetivo discutir o cruzamento entre a política de guerra as drogas e a seletividade policialesca e penal e suas resultantes em relação a política de encarceramento em massa.  Além de emergir algumas questões levantadas a partir do cruzamento entre…

Leia Mais

Melvin Santhana se apresenta em São Paulo em show gratuito

Melvin Santhana se apresenta em São Paulo em show gratuito

No dia 25 de fevereiro, o multiartista Melvin Santhana se apresenta em São Paulo em show gratuito no CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Com o disco “Abre Alas”, recentemente disponibilizado em todas as plataformas de streaming, Melvin Santhana apresenta um trabalho autoral, com participações de DJ KL Jay, Dani Nega, As Capulanas, Tatiana Nascimento, Biel Lima, Tássia Reis. Produzido por Melvin Santhana e Manassés Nóbrega, o disco “Abre Alas” traz em sua composição questões étnico-raciais, ancestralidade e uma forte denúncia política. Vocalista, guitarrista e experiente produtor musical, Melvin Santhana atualmente colabora com trabalhos de outras artistas de forma sensível e peculiar. Como…

Leia Mais

Escritora angolana, Zulinni Bumba, em entrevista exclusiva!

“…É uma luta constante que a mulher angolana faz, alguns homens ainda acham que o lugar da mulher é na cozinha” (Zulinni Bumba) Zulinni Bumba, é o pseudônimo literário de Madalena Suzete Paulo Manuel Bumba, natural de Luanda, capital de Angola, distrito de Ingombota. O gosto pela escrita começou aos 12 anos na República Democrática do Congo, onde participou da Escola Bíblica de Férias-EBF através da Igreja Metodista Unida, da comunidade de angolanos naquele país. Entre 2008 e 2012 participou das eleições gerais de Angola como membro observadora. Foi Vice…

Leia Mais

Malê Debalê encerra as apresentações do ‘Concha Negra’

  Ontem(04), o afro Malê Debalê encerrou com chave de ouro as apresentações do projeto ‘Concha Negra” na Concha Acústica do TCA. Com a plateia repleta de “Itapuanzeiros” o Malê colocou o público para cantar e dançar com suas músicas que contam a história dos povos negros na Bahia. As participações das cantoras Ellen Oléria e Mariene de Castro foram o ápice da noite que misturou a batida percussiva da banda malê com a black music e o samba de raiz.  O repertório reuniu as canções do anfitrião da noite…

Leia Mais

Povo de santo participa da 9ª Caminhada da Pedra de Xangô em Cajazeiras

Concentrados no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, adeptos do Candomblé participaram da Caminhada da Pedra de Xangô, organizada pelo Terreiro Ilê Tomim Kiosise Ayo e pela Associação Pássaro das águas.  O evento que segue na sua 9ª edição, tem a tradição de reunir religiosos de matrizes africanas para celebrar e protestar contra a intolerância e racismo religioso. Na ocasião, milhares de pessoas caminharam em direção à Pedra formando um grande manto branco pelas ruas da Cajazeiras X. No inicio da caminhada, foi feito discurso contra os crimes religiosos que aconteceram…

Leia Mais

Ilê Aiyê escolhe a Deusa do Ébano 2018

Ontem (20), Jéssica Nascimento foi coroada a mais nova Deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê. Moradora do bairro do Cabula e com apenas 19 anos a campeã da Noite da Beleza Negra agitou a Senzala do Barro Preto, mostrando a satisfação do público com a escolha dos jurados. 16 candidatas lindas candidatas disputaram o título ao som da percussão da Banda Aiyê, numa noite repleta de gente bonita e grandes atrações. Com a quadra lotada, o Ilê Aiyê ainda premiou os compositores vencedores do concurso de música, que escolheu…

Leia Mais

I Festival Tela Universitária de Cinema acontece em Salvador

I Festival Tela Universitária de Cinema abre inscrições!

O I Festival Tela Universitária de Cinema irá acontecer nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de exibir filmes com duração de máxima de 20 minutos, o Festival terá workshops, mesas de debates e premiações. O evento tem como proposta contribuir com a ampliação do acesso às produções recentes dos estudantes universitários que estão fora do circuito de exibição comercial, além de promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos,…

Leia Mais

Conheça a confraternização africana – Kwanza

Conheça a confraternização africana Kwanza

Kwanzaa, uma espécie de confraternização africana milenar, resignificada pelo Dr. Maulana Ron Karenga, criador da organização panafricaista  United Slaves ( Escravos Unidos ) nos Estados Unidos.  O Dr. Ron Karenga, conhecido também com Ron “Maulana” Everett”, em Kiswahili foi o primeiro preto a estudar na Universidade da Califórnia, onde aconteceu realização da primeira Kwanza no ano de 1966. Karenga afirma que a celeração do Kwanza não é uma substituição a feriados religiosos e sim um momento em que os pretos e pretas possam comemorar a semelhança de como faziam nossos…

Leia Mais

Recôncavo baiano será sede de Festival de Reggae na Bahia

Recôncavo baiano será sede de Festival de Reggae na Bahia

O 1º Festival de Reggae acontecerá  na cidade de Cachoeira, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, com a participação de grandes artistas do cenário do Reggae. O evento contará com shows de grandes nomes do gênero, gastronomia, workshop de bateria, palestras sobre o empoderamento feminino, dissertações sobre a história do reggae, moda, artesanatos, literatura e muito mais. A realização desse festival em Cachoeira, cidade do território recôncavo baiano, vem a reforçar tanto a história e tradição que esse movimento possui na região, como dar visibilidade as características específicas que possibilitaram o desenvolvimento…

Leia Mais