Vereador Moisés Rocha convoca Audiência Pública para discutir Estatuto Municipal da Igualdade Racial

  A Comissão de Reparação da Câmara de Salvador  volta a debater  o  Projeto de Lei nº 549/13, que institui o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa na cidade de Salvador. A audiência pública acontece na próxima quarta (25), no  Centro Cultural da Câmara, a partir das 18:30. O projeto que foi apresentado, originalmente, pela ex-vereadora Olívia Santana, agora passa por um processo de adequação pela atual comissão de Reparação, presidida pelo vereador Moisés Rocha (PT-BA).  A relatoria da minuta está sob responsabilidade do vereador Silvio…

Leia Mais

Visioonárias lançam novo single ‘Dona Chica’

Que poucas mulheres têm espaço para representar o Rap na Bahia a gente sabe e  inúmeros são os obstáculos para isso. Mas, você sabe que tem umas garotas  quebrando barreiras e marcando espaço nesse território, majoritariamente masculino? Pois é, as Visioonárias  chegaram com tudo para fortalecer a cena feminina do Hip Hop baiano. O  projeto, lançado em 2017,  chega com a  tradicional proposta  de discutir questões políticas e protestar sobre as violências nos espaços periféricos e, mais além,  Udi Santos(25) e Brena Elem (19), pautam sobre a perspectiva da mulher…

Leia Mais

Quintas Gregorianas recebe Coletivo Pé Descalço

Nesta quinta-feira, 19, às 17h, o Quintas Gregorianas tem como atração um grupo formado jovens de bairros periféricos de Salvador, que levam poesia para os ônibus e diversos outros espaços socioculturais. Batizado de Pé Descalço, o coletivo mostra toda sua verve poética na Galeria da Cidade no Teatro Gregório de Mattos (TGM) tendo como ambiência inspiradora a exposição Gregórios. O Coletivo Pé Descalço busca dar visibilidade a poemas autorais de oito jovens que nem sempre tem coragem de expor seus textos, através de intervenções em colégios e saraus pela cidade.…

Leia Mais

Mariene de Castro faz show com Targino Gondim no Conecta Chapada

Mariene de Castro faz show com Targino Gondim no Conecta Chapada

Novas parcerias com nomes de diferentes ritmos brasileiros junta o samba de Mariene de Castro  com o forró de Targino Gondim em  Andaraí, sábado (21). Os artistas apresentam o show A cantadora, O sanfoneiro e o Quinteto Sanfônico, como parte da programação do Conecta Chapada – natureza e arte de todas as tribos, evento em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, nos dias 20 e 21 de abril. Sobre a mistura musical, Targino revela como nasceu a idealização do show, “Nos últimos meses nos aproximamos mais e chegamos à conclusão de que nossos encontros deveriam chegar aos palcos…

Leia Mais

Gil, Maestro Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz se encontram na 4ª edição do ‘Música e Direitos Humanos’

Gil, Maestro Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz se encontram na 4ª edição do 'Música e Direitos Humanos'

Neste sábado (14) Gilberto Gil, Maestro Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz se encontram na 4ª edição do Show Música e Direitos Humanos, no Teatro Castro Alves, a partir das 21 horas. Juntos, os artistas apresentam canções como Essa é pra tocar no rádio, Balafon, Aqui e agora, A Raça Humana, e Professor Luminoso. Esta é quarta edição do projeto e o início das comemorações pelos 45 anos de fundação da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, entidade baiana que já beneficiou mais de 11 milhões de pessoas de projetos sociais em todo o Brasil. Toda renda do espetáculo será revertida para os projetos sociais que a…

Leia Mais

Grupo Ilê FunFun lança CD dedicado aos cânticos da Nação Ketu neste sábado (31)

Grupo Ilê FunFun lança CD dedicado aos cânticos da Nação Ketu neste sábado (31)

Neste sábado (31), o grupo musical Ilê FunFun lança o CD Okan Mi Mo Orixá – Meu coração é do Orixá, composto por cânticos de candomblé da Nação Ketu. O lançamento acontece no Ilê Axé Yá Omim Lonan em Cajazeiras, às 15h, com apresentação do Ilê FunFun, que mostrará canções do álbum. O trabalho também será fonte de pesquisas e estudos e terá  distribuição gratuita para os presentes no lançamento. E a partir do segundo semestre, será lançado em plataformas digitais. Segundo o alabê Edvaldo Araujo, o Okan Mi Mo Orixá é para  “Registrar,…

Leia Mais

Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA

Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA

As meninas da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) vão lançar, na próxima terça (27) o livro  Força Feminina: A Poesia que Liberta, às 17h no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA).  A iniciativa do projeto se deu com as parcerias entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social  (SJDHDS), por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e a Editora Galinha Pulando. A CASE abriga adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e vem buscando humanizar  o acolhimento das meninas ao tentar abrigar também parte dos seus sonhos. Luciana Lima,…

Leia Mais

Danielle Anatólio apresenta Lótus no Rio de Janeiro

O espetáculo Lótus, estrelado pela atriz Danielle Anatólio, volta a cartaz e será apresentado no Teatro Municipal Gonzaguinha (Rio de Janeiro) nos dias 9,10,11 e 16, 17 e 18 de março. Lótus  é uma espetáculo que tem como ponto de partida a linguagem poética feminina. Em cena, o universo de mulheres que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social. A peça trata de amor, superação, beleza e vida,  dentro de um contexto de solidão em que está inserida a mulher negra contemporânea, além de contar os caminhos que…

Leia Mais

FSM receberá o II Encontro Internacional Ciberfeminista

FSM receberá o II Encontro Internacional Ciberfeminista

  O Fórum Social Mundial (FSM) receberá o ‘II Encontro Internacional Ciberfeminista: descolonizando a internet’ que acontecerá no dia 15 de março, às 14 horas, em Salvador (Bahia). O Encontro tem o objetivo de reunir lideranças feministas e de grupos de mulheres que utilizam a internet para a socialização de experiências e proposição de espaço seguros, de autodefesa e de usos críticos dessa ferramenta de comunicação. Na programação está prevista uma Roda de Conversa na qual as participantes vão  falar sobre os seus projetos, ações e apontar prioridades para uma…

Leia Mais

Coletivo Di Jeje oferece a 2ª edição online do curso Sistema Prisional e o Encarceramento Feminino

Coletivo Di Jeje oferece a 2ª edição online do curso Sistema Prisional e o Encarceramento Feminino

  Numa inciativa pioneira, Coletivo Di Jeje oferecerá a segunda edição online do curso Sistema Prisional e o Encarceramento Feminino e o curso online Marcadores Sociais de Mulheres Encarceradas. As turmas estão programadas para iniciar as atividades no dia 30 de Março, com inscrição a 78 reais. O curso tem por objetivo discutir o cruzamento entre a política de guerra as drogas e a seletividade policialesca e penal e suas resultantes em relação a política de encarceramento em massa.  Além de emergir algumas questões levantadas a partir do cruzamento entre…

Leia Mais