Inscrições para o I COPENOR já estão abertas!

Inscrições do I COPENOR já estão abertas
Foto Divulgação

As inscrições para o I Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste (COPENOR) já estão abertas para envio de trabalhos, onde cada participante terá direito de submeter até dois trabalhos para avaliação.

​A COPENOR será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro na Universidade Federal do Maranhão e traz como tema “Presença no Nordeste para além dos tambores: Saberes Culturais e Produção de Conhecimentos”. O evento está organizado numa parceria entre a UFMA (Centro de Ciências Humanas / Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros / NEAB / PPGCSOC), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescente/NEABI), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

​O I COPENOR pretende ser um espaço significativo de debates, reflexões e proposições em torno da produção intelectual sobre a temática étnico-racial. Tendo como pressuposto, que a diáspora africana é um campo fértil para a compreensão das especificidades étnico-raciais e dos saberes culturais no nordeste brasileiro, bem como da tipologia de relações étnico-raciais no Brasil, constituindo-se um campo importante de reflexões para os NEABS, NEABIS e para as Ciências Humanas e Sociais.

As submissões de resumos para as comunicações orais, pôsters, mesas redonda vão até dia 30 de junho e a divulgação dos trabalhos aceitos acontecerá no dia 15 de julho. As oficinas e mini-cursos também encerram as inscrições na mesma data nos seguintes Grupos de Trabalho:

GT 1: POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS
GT 2: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS: REALIDADE E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E ENSINO SUPERIOR
GT 3: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERSECCIONALIDADES: GÊNERO, RAÇA, CLASSE e SEXUALIDADE
GT 4: POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: TERRITÓRIOS, SABERES E MEMÓRIA
GT 5: AFRICANIDADES E SABERES INDÍGENAS
GT 6: LINGUAGEM E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
GT 7: ESTUDOS AFRICANOS – CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES: desbravar fronteiras, promover cooperação, ampliar fontes, instituir área
GT8: PENSAMENTOS E INTELECTUAIS NEGRAS(OS) NA ÁFRICA/DIÁSPORA E DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS
GT 9: SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
GT 10: PRODUÇÃO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS) NAS CIÊNCIAS NATURAIS, EXATAS E TECNOLÓGICAS
GT11 – CONHECIMENTOS, SABERES E PRÁTICAS DAS/SOBRE INFÂNCIAS E JUVENTUDES NEGRAS NO NORDESTE

Mais informações AQUI!

Notícias Relacionadas