Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador

0
Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Foto Ivana Sena | Revista Quilombo

Hoje, no Parque São Bartolomeu, o ator Lázaro Ramos surpreendeu às meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador em uma visita para conversar sobre trabalho, família e empoderamento. Acompanhado do jornalista Manoel Soares, que substituiu temporariamente a apresentadora Fátima Bernardes no programa Encontro, Lázaro conversou com as jovens e dividiu experiências inusitadas de sua vida.

Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Foto Ivana Sena | Revista Quilombo

Na ocasião, o ator global foi recebido pela ativista Ligia Margarida, primeira presidenta da Sociedade Protetora dos Desvalidos e coordenadora técnica do “Hoje, menina. Amanhã, mulher”, projeto que desenvolve atividades sócio educativas com as meninas da região. Ligia aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre o projeto social no Subúrbio e de como a arte cria novas expectativas nas vidas das alunas. “As meninas que estão aqui são preparadas para serem mulheres que combatam as diversas violências que sofrem e venham a ser mulheres empoderadas nas suas comunidades”, afirmou Lígia.

Acompanhado por Helena Oliveira, representante da UNICEF, Lázaro Ramos fez uma roda de conversa com as jovens, falou sobre a importância da disciplina e da autoconfiança para a realização de sonhos e,  de forma leve e descontraída, ainda relembrou das dificuldades da sua vida no bairro do Garcia e dos 16 irmãos. O ator leu para as crianças, fez live durante a atividade, recebeu exemplares da Revista Quilombo e oportunizou que todos os presentes pudessem entrevistá-lo sobre qualquer assunto de interesse, o que resultou em uma manhã de total integração no Parque São Bartolomeu.

No encontro especial com a garotada, a Revista Quilombo foi a única mídia negra convidada a falar sobre novos espaços de empoderamento das narrativas da juventude negra da Bahia. Também registrou presença o professor Alberico, primeiro professor de teatro do ator, quando ainda estudava no Colégio Anísio Teixeira, aqui em Salvador.

Lázaro Ramos é uma representação importante para crianças e jovens negros periféricos, pois aproxima sua fala, seu trabalho da realidade daqueles e daquelas que por qualquer motivo precisam acreditar no sucesso. O ícone negro nas telas da TV e do cinema é um exemplo real e próximo dos jovens que sonham em ultrapassar os limites impostos por uma sociedade racista, assunto do qual tratou com bastante seriedade.

O resultado do “lançamento” de Na Minha Pele com as crianças do Subúrbio Ferroviário também é reflexo do engajamento político que Lázaro Ramos tem com a arte e a preocupação de que mais pessoas se sintam encorajados a ter perspectivas maiores e melhores sobre o futuro.

O ator deixou um exemplar de cada obra (Caderno de rimas do João, A velha sentada e Na minha pele) e sugeriu um rodízio de leituras entre o grupo, além de sugerir que as meninas colocassem em prática as suas necessidades de escrita. O ator se despediu às 12h, depois de atender todos os pedidos de abraços, fotos e entrevistas. Manoel Soares também foi bastante acarinhado pelas meninas que prometeram acompanhar os próximos dias do programa “Encontro com Fátima Bernardes” sob seu comando.  E entre emoções inesquecíveis, livros, trocas de afeto e admiração, o grande encontro de hoje falou sobre amor, sonhos, disciplina e superação, mas, sobretudo, de empoderamento e autoestima. Ao final, no Parque São Bartolomeu se formou uma constelação de estrelinhas que sonham chegar onde Lázaro chegou. Seja na televisão, no cinema ou na literatura, o artista se tornou um referencial no qual as meninas pretas do Subúrbio pretendem se espelhar.

 

Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Foto Lázaro Ramos | Lázaro em selfie com a Revista Quilombo
Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Foto Ivana Sena | Lázaro Ramos em roda de conversa com jovens do projeto
Lázaro Ramos visita meninas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Foto Ivana Sena | Lázaro Ramos com Lígia Margarida coordenadora do projeto