Santa Barbara recebe homenagem da Associação do Mercado Santa Bárbara neste domingo

Santa Bárbara recebe homenagem nesse domingo (03)

Associação do Mercado Santa Bárbara inicia neste domingo (03), os festejos à Santa com Missa de Ação de Graças e distribuição de caruru. Segunda (04), acontece o tradicional festejo em homenagem a Santa Bárbara, que no sincretismo religioso é conhecida como Iansã/ Oyà.  A Festa de Santa Bárbara começa às 5h da manhã, com queima de fogos. Depois, ocorre uma Missa Campal na Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e uma procissão que leva a imagem da padroeira dos mercados e do Corpo de Bombeiros ao…

Leia Mais

XVI Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana acontece próximo domingo (26)

XVI Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana

  A Rede Égbè realiza, no próximo domingo (26), a XVI Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana, que este ano apresenta o  tema: “Percussão, ancestralidade em forma de som”. Durante a caminhada, diversos artistas da comunidade vão fazer intervenções culturais, mostrando o quanto são quanto produtores de ações positivas no local. O objetivo é possibilitar o enriquecimento e empoderamento de negros e negras no seu desenvolvimento politico e social, pela valorização da autoestima. A concentração está marcada para as 8:30, na Casa do Caminho (Av. Ulisses Guimaraes, rua direta de Sussuarana). Leve…

Leia Mais

​​Maquiadora baiana produz ensaio inspirado em casamentos africanos

Maquiadora baiana produz ensaio inspirado em casamentos africanos

A maquiadora Hávata Serena se uniu a outros profissionais para produzir o ensaio fotográfico “Ifé Dúdú”. O ensaio  foca na necessidade de valorização dos traços negros na maquiagem, cabelo e roupas, saindo da proposta de casamentos brasileiros. Segundo Serena,  os casamentos brasileiros seguem  um padrão branco e europeu, “Comecei a observar como clientes negras sempre falavam mal da própria aparência, pediam para afinar nariz, diminuir a boca… Nunca era seu natural, sua beleza valorizada e não modificada”, declara. Então, as principais inspirações do Ifé Dúdú, que na língua yorubá e significa…

Leia Mais

Dicas para cabelos crespos com Sâmara Azevedo e Lucas Silva

Dicas para cabelos crespos com Sâmara Azevedo e Lucas Silva

Todas as pessoas que tem cabelos crespos sabem que mantê-los é uma questão de identidade e originalidade. Mas, sabem também do quanto eles são frágeis, delicados e precisam de cuidados especiais diários para ficar mais bonitos. A escolha da hidratação, a forma de lavar, de secar e umectar são pontos simples e cruciais para quem quer manter o Black na medida certa. Para isso, contamos com a ajuda de dois super influenciadores digitais quando o assunto é cabelo crespo! Sâmara Azevedo e Lucas Silva vão nos dar dicas de como…

Leia Mais

O que é racismo? Curso On Line com o Coletivo Di Jejê

O que é racismo? Curso On Line com o Coletivo Di Jejê

Racismo reverso, racismo estrutural, racismo institucional, tudo é racismo, racismo é vitimização?! Mas afinal, o que é racismo? Esse é o tema do curso de Novembro do Coletivo Di Jejê. O Curso tem por objetivo discutir o conceito de racismo, a construção social, econômica, histórica e cultural do racismo contra africanos do continente e da diáspora,  além de debater a consolidação do ideário racista no Brasil. A Escola Virtual do COletivo Di Jeje oferece mais de 15 cursos virtuais totalmente a distância, sobre a mulher negra e a condição do…

Leia Mais

Sarah Moraes é a nova Rainha da Beleza Negra de Sussuarana

Dia 28, no Capdever, em uma noite que reuniu um júri composto por ativistas como Jorge Washington (Bando de Teatro Olodum), Ivana Sena (Revista Quilombo), Jean Nogueira (Malê Debalê) e Gisele Soares (Deusa do Ébano de 2017 do Ilê Aiyê), mais de 300 pessoas entre moradores, familiares e amigos participaram da coroação de Sarah Moraes  escolhida como rainha para representar a negritude da comunidade. Sarah é moradora de Sussuarana, concorreu pela terceira vez e, agora, saiu vitoriosa, atendendo aos critérios de simpatia, beleza e dança. Para ela, «Esse concurso é…

Leia Mais

Camila Pitanga encerra a última edição do ‘Mulher com a Palavra’

Camila Pitanga encerra a última edição do 'Mulher com a Palavra'

A última edição do projeto “Mulher com a Palavra” acontecerá dia 23, a partir das 20h, no Teatro Castro Alves com a  atriz Camila Pitanga. O projeto Mulher com a Palavra, sucesso de público em todas as edições, já está no segundo ano e é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) em parceria com a Maré Produções Culturais com apoio da Bahiagás e do Instituto Avon. Camila Pitanga é considerada como uma referência de atriz e militante das causas feministas e de direitos humanos. É Diretora…

Leia Mais

Olodum comemora 30 anos do Samba Reggae

Olodum comemora 30 anos do Samba Reggae

Na próxima quarta-feira (​8), o afro Olodum fará um show no Pelourinho, em comemoração aos 30 anos do Samba Reggae e também para celebrar 30 anos do seu primeiro LP  “Egito Madagascar”.  A comemoração contará com 120 percussionistas com nomes da música baiana, incluindo antigos vocalistas e atual ala de canto do Olodum. As homenagens de quarta se estendem a Antônio Luís Alves de Souza, mais conhecido como Neguinho do Samba, que em suas tentativas de modificar as batidas tambores para conseguir afinações e sonoridades diferentes, criou o Samba Reggae,…

Leia Mais

Djamila Ribeiro participa do 2º Ciclo do ‘Opará Saberes’

Djamila Ribeiro participa do 2º Ciclo do 'Opará Saberes'

O 2º Ciclo Formativo Opará Saberes se inicia dia 24, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e terá  Lourenço Cardoso,  Djamila Ribeiro e Hélio Santos na abertura. O evento é aberto ao público com inscrições no local e segue até 09 de novembro com a proposta de contribuir para que mais negras e negros  ingressem nos cursos de pós- graduação (mestrado e doutorado). Os suportes teóricos sobre criminologia crítica, direito e racismo ficarão por conta das formadoras  Gabriela Ramos e Tatiana Emília Dias, ambas do Programa Direito e Relações Raciais da UFBA.…

Leia Mais

Major Denice Santiago ganha o Prêmio Claudia

Major Denice Santiago ganha Prêmio Claudia

A major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, ganhou ontem (02)  o Prêmio Claudia pelas ações desenvolvidas desde a criação da unidade especializada da PM que protege mulheres vítimas de violência no estado da Bahia. A 22ª edição da maior premiação feminina da América Latina aconteceu na capital paulista, onde também foram premiadas outras mulheres pelo talento, histórias de superação e trabalhos realizados. A major concorreu, , na categoria Políticas Públicas, com Merula Steagall, fundadora da  Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e militante para a…

Leia Mais