Caminhada feminista pede justiça no Caso Marielle Franco

Caminhada feminista pede justiça no Caso Marielle Franco

Após um mês do assassinato da vereadora carioca, Marielle Franco (PSOL/RJ) e seu motorista Anderson Gome, as mulheres em Salvador farão nova caminhada em protesto pelo não avanço das investigações. O Coletivo #MarielleVive Salvador convoca a população para no próximo sábado (14) a partir das 14h ocupar o Centro da cidade, caminhando da Praça do Campo Grande até o Porto da Barra. Segundo Lorena Lacerda, uma das integrantes do coletivo, “O intuito é pressionar o rigor das investigações do assassinato da vereadora o do seu motorista como, também, pautar o…

Leia Mais

A Morte de Marielle Ecoa por Mudança

por Érico Brás* Duas semanas passaram-se da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Enquanto a polícia mantém sigilo completo na investigação, a notícia vai perdendo espaço nas manchetes dos jornais. Outros crimes covardes contra jovens pretos da periferia são notícia passageira e pouco a pouco a rotina naturaliza a barbárie. O Brasil é o país das Américas que mais mata defensores de direitos humanos. Mas, até agora, estávamos acostumados a ver isso acontecer em rincões remotos, em conflitos na zona rural, com lideranças indígenas e trabalhadores…

Leia Mais

Mudanças na SETRE põe jovem negra na chefia de gabinete

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu na última quarta-feira (28) para debater as mudanças na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado da Bahia em função da saída da secretária Olivia Santana. O resultado dessa movimentação política se deu com a indicação de Vicente Neto, que tem larga experiência no campo da gestão pública -, para assumir pasta. A outra novidade ficou por conta da jovem chefia de gabinete que contará com a energia e dedicação política da ativista Ângela Guimarães. Ângela é…

Leia Mais

Como a execução de Marielle está semeando novas Marielles pelo país.

  Por Lorena Lacerda e Maíra Kubík Mano (*) As ruas ontem (20/03) foram novamente ocupadas por multidões sentidas. Sentidas de luto, de dor e de tristeza de terem que se reunir para lembrar o sétimo dia dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes.Como nos despedirmos dessa mulher negra, feminista, bissexual, vinda da comunidade da Maré, de esquerda socialista, que lutava cotidianamente em defesa da população favelada e acreditava em um mundo livre de desigualdades? Uma mulher que ousou ocupar um espaço na política institucional, tão pouco afeito à…

Leia Mais

Ativistas convocam a população de Salvador para ato em memória de Marielle Franco

Ativistas convocam a população de Salvador para ato em memória de Marielle Franco

Ativistas de Salvador convocam a população para ato em memória da vereadora Marielle Franco (PSol – RJ), às 18h no Terreiro de Jesus (Pelourinho). Hoje, diversas cidades brasileiras também protestarão para lembrar o sétimo dia dos assassinatos da vereadora e de Anderson Gomes, motorista. O ato convocada por diversas organizações da sociedade civil se iniciará com uma celebração inter-religiosa na frente da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Sobre o Caso – Marielle e Anderson foram executados na última quarta-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro. A vereadora,…

Leia Mais

Lauro de Freitas sedia Encontro de Arte e Cultura LGBT

Lauro de Freitas sedia Encontro de Arte e Cultura LGBT

Dia 24 de março, ás 17 horas, na Praça de Portão em Lauro de Freitas, acontecerá o Encontro NUPAF de Arte e Cultura LGBT , com o tema “As linguagens artísticas na alma de um LGBT”. O Encontro faz parte do calendário de atividades 2018 do NUPAF- Núcleo de Políticas Afirmativas LGBTs da Comunidade de Portão que  promove ações de visibilidade e protagonismo para a comunidade LGBT. O Encontro reunirá artistas, produtores e ativistas culturais que utilizam a arte para quebrar paradigmas com performances de Música, Dança, Poesia, Teatro, Transformismo…

Leia Mais

Mulheres de Salvador convocam para Greve Internacional e Marcha no dia 8

Este ano, as solteropolitanas mais uma vez farão manifesto para marcar a data 8 de março na cidade. Com tema: Mulheres, resistir e transformar!, a marcha está marcada para  acontecer no dia 8 de março, às 13h com concentração na Praça da Piedade.  A cidade também receberá, em maço, as atividades do Fórum Social Mundial (FSM), onde organizações e movimentos se reunirão e somarão forças para a resistência à conjuntura atual permeada pelo genocídio, racismo, machismo, fundamentalismo, xenofobias, ódio religioso e demais intolerâncias, nos dias 13 a 17. Mulheres nas Estatísticas de violências…

Leia Mais

JP Rufino é vítima de racismo na internet

JP Rufino é vítima de racismo na internet

O ator JP Rufino (João Pedro Rufino) foi alvo de ataques racistas na internet e sua mãe Martha Cristina  decidiu ir à justiça,  após o ator publicar na sua rede social um vídeo na Sapucaí e um seguidor comentar: “Macaco sambando”. O ator é conhecido por participar de novelas  de grandes sucessos como “Além do horizonte”, “Alto astral” e “Êta mundo bom!”, e  se manifestou sobre o ocorrido, dizendo que não desistirá de buscar uma solução para o crime. Ontem (19), a sua mãe se pronunciou sobre a história, garantindo que a família prestará…

Leia Mais

Angola: sonhos de uma jovem nação

  (*) Claudia Correia  Orlando Luis atua na rádio Iclesia e faz do programa “Luanda Escolar” sua trincheira de luta em defesa da educação de qualidade no município de Cazenga, província de Luanda, capital de Angola. Ana Sílvia é uma das ativistas da Associação Globo Dikulu é médica e se preocupa com as doenças que mais atingem os jovens, como as sexualmente transmissíveis, além dos altos índices de gravidez precoce. Eduardo coordena o curso de teatro infantil no Animart, um centro cultural em Cazenga e com brilho nos olhos se…

Leia Mais