Quintas Gregorianas recebe Coletivo Pé Descalço

Nesta quinta-feira, 19, às 17h, o Quintas Gregorianas tem como atração um grupo formado jovens de bairros periféricos de Salvador, que levam poesia para os ônibus e diversos outros espaços socioculturais. Batizado de Pé Descalço, o coletivo mostra toda sua verve poética na Galeria da Cidade no Teatro Gregório de Mattos (TGM) tendo como ambiência inspiradora a exposição Gregórios. O Coletivo Pé Descalço busca dar visibilidade a poemas autorais de oito jovens que nem sempre tem coragem de expor seus textos, através de intervenções em colégios e saraus pela cidade.…

Leia Mais

Caminhada feminista pede justiça no Caso Marielle Franco

Caminhada feminista pede justiça no Caso Marielle Franco

Após um mês do assassinato da vereadora carioca, Marielle Franco (PSOL/RJ) e seu motorista Anderson Gome, as mulheres em Salvador farão nova caminhada em protesto pelo não avanço das investigações. O Coletivo #MarielleVive Salvador convoca a população para no próximo sábado (14) a partir das 14h ocupar o Centro da cidade, caminhando da Praça do Campo Grande até o Porto da Barra. Segundo Lorena Lacerda, uma das integrantes do coletivo, “O intuito é pressionar o rigor das investigações do assassinato da vereadora o do seu motorista como, também, pautar o…

Leia Mais

Oralidade Africana , Ancestralidade Griot  e o Corpo Negro na Música com Luz Marques

Oralidade Africana , Ancestralidade Griot  e o Corpo Negro na Música com Luz Marques

Até dia 29 do junho, no Pelourinho, acontece o II Ciclo de Oficinas de Teatro Oralidade Africana,  Ancestralidade Griot  e o Corpo Negro na Música com a atriz, poetisa e diretora do Grupo Teatral Ayá, Luz Marques. A oficina tem duração de três meses e abordará  temas como a África Tradicional e a cultura Afro-brasileira. Durante as atividades quatro elementos serão explorados no trabalho: Realidade, Movimento, Sentimento e Ancestralidade, onde os estudantes de interpretação terão a missão de se aprofundarem naquilo que já está solidifica na sua trajetória e traduzir, através do…

Leia Mais

Cadernos Negros comemora 40 anos de produção literária

Cadernos Negros comemora 40 anos de produção literária

Nesta sexta (06), às 18h na  Faculdade de Economia da UFBA, será lançada a 40ª edição do Cadernos Negros. O volume 40 apresenta contos de 42 autores distribuídos ao longo de 376 páginas que abordam temas como relações afetivas, família, mulher negra e questão racial. Criada em 1978, o Cadernos Negros  – da editora Quilombo Hoje-, já se consolidou como um trabalho de fundamental importância para visibilidade da Literatura Negra, reunindo escritores de todo Brasil ao longo das suas publicações.   A celebração dos 40 anos da produção conta com as…

Leia Mais

Salvador será primeira cidade a receber show dos Tribalistas

Tribalistas anunciam show em Salvador

Após 15 anos, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, anunciam a tão aguardada  turnê dos Tribalistas, que acontecerá ao longo de 40 dias, entre o fim de julho e o início de setembro, percorrendo nove capitais do país. Salvador , cidade natal de Brown e onde os três artistas se reuniram para compor as músicas do último trabalho, foi escolhida como o ponto de partida da excursão. O trio se apresenta, no dia 28 de julho, na Arena Fonte Nova. Depois, o show segue para o Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e, por fim, Belo Horizonte. Entre os dias 5 e…

Leia Mais

Grupo Ilê FunFun lança CD dedicado aos cânticos da Nação Ketu neste sábado (31)

Grupo Ilê FunFun lança CD dedicado aos cânticos da Nação Ketu neste sábado (31)

Neste sábado (31), o grupo musical Ilê FunFun lança o CD Okan Mi Mo Orixá – Meu coração é do Orixá, composto por cânticos de candomblé da Nação Ketu. O lançamento acontece no Ilê Axé Yá Omim Lonan em Cajazeiras, às 15h, com apresentação do Ilê FunFun, que mostrará canções do álbum. O trabalho também será fonte de pesquisas e estudos e terá  distribuição gratuita para os presentes no lançamento. E a partir do segundo semestre, será lançado em plataformas digitais. Segundo o alabê Edvaldo Araujo, o Okan Mi Mo Orixá é para  “Registrar,…

Leia Mais

Comissão Política indica Vicente Neto para substituir Olívia na Setre

Comissão Política indica Vicente Neto para substituir Olívia na Setre

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu, ontem (28), em Salvador, para debater a mudança que vai ocorrer na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do estado. A atual secretária Olivia Santana, indicada pelo Partido, vai se desincompatibilizar do cargo para se candidatar a deputada estadual, nas eleições deste ano. A posição do Comissão Política foi de indicar ao governador Rui Costa o nome do atual chefe de gabinete da secretaria, Vicente Neto, quadro do PCdoB com vasta experiência em gestão pública, para substituir Olívia.…

Leia Mais

Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA

Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA

As meninas da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) vão lançar, na próxima terça (27) o livro  Força Feminina: A Poesia que Liberta, às 17h no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA).  A iniciativa do projeto se deu com as parcerias entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social  (SJDHDS), por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e a Editora Galinha Pulando. A CASE abriga adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e vem buscando humanizar  o acolhimento das meninas ao tentar abrigar também parte dos seus sonhos. Luciana Lima,…

Leia Mais

Sepromi recebe propostas para o ‘Edital da Década Afrodescendente’ até 2 de abril

Sepromi recebe propostas para o 'Edital da Década Afrodescendente' até 2 de abril

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), abriu inscrições para projetos no Edital da Década Afrodescendente, com investimento de R$ 2 milhões. As propostas devem ser enviadas até o dia 2 de abril nas modalidades de oficinas, seminários, feiras e exposições, tecnologia, dentre outras conforme orientação do edital. Segundo a Sepromi, o foco principal do edital é a redução das vulnerabilidades sociais e econômicas da população negra, principalmente dos segmentos de povos e comunidades tradicionais, juventude e mulheres negras. Podem participar da seleção organizações da sociedade civil com sede…

Leia Mais

CESE convida Gil, Letieres e Orkestra Rumpilez para celebrar a “Música e os Direitos Humanos”

CESE convida Gil, Letieres e Orkestra Rumpilez para celebrar a "Música e os Direitos Humanos"

Um encontro histórico acontecerá no dia 14 de abril, no Teatro Castro Alves, a partir das 21 horas, quando o cantor e compositor Gilberto Gil subir ao palco, acompanhado pelo Maestro Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz no show  “Música e Direitos Humanos”, que marca a 4ª edição do projeto e o início das comemorações pelos 45 anos de fundação da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE ). As apresentações de Gil e da Orkestra Rumpilezz trará um  repertório de grandes sucessos que marcaram a carreira do artista aliado à genialidade do compositor e arranjador Letieres Leite, que criou a Rumpillezz em 2006,  orquestra que trabalha ativamente na valorização…

Leia Mais