Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA

Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA
Oficina Literária | Foto: ASCOM CASE/Fundac

As meninas da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) vão lançar, na próxima terça (27) o livro  Força Feminina: A Poesia que Liberta, às 17h no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA).  A iniciativa do projeto se deu com as parcerias entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social  (SJDHDS), por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e a Editora Galinha Pulando.

A CASE abriga adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e vem buscando humanizar  o acolhimento das meninas ao tentar abrigar também parte dos seus sonhos.

Luciana Lima, gerente da Case Feminina, explica que as oficinas cumprem o objetivo do trabalho pelo viés da responsabilização, ressignificação e ressocialização, onde a poesia se apresenta como fundamental num processo de criação em que as meninas reelaboram situações de violação de direitos pelas quais passaram sem ter tido a oportunidade de escuta ou fala.  Com isso, a coordenadora acredita que “a poesia, por ser criativa e por ser direcionada de forma acessível à linguagem delas, acaba por ser um diferencial no processo”. 

Meninas da CASE lançam livro de poesia no TCA
Valdeck Almeida | Foto: Arquivo Pessoal

Valdeck Almeida, jornalista que assina a produção e direção editorial do livro, conta que se percebeu sensibilizado com a capacidade de produção das jovens e acredita que essa realização é muito significativa para elas que sofrem com os preconceitos e com o racismo que cerca as pessoas das periferias. “Integrar essa iniciativa é poder me sentir parte de uma missão cumprida, mas não é  tudo ainda! Temos sempre sonhos maiores, apesar das asas curtas“, declara.

O editor da obra ainda garante que nas páginas deste livro será possível sentir as escritoras, a  metodologia sensível dos educadores e o exemplo concreto de um trabalho construídos a muitas mãos. “Trabalhando juntos algo pode ser efeito. É um trabalho que envolve muito afeto“, fala emocionado.

O educador e poeta, Evandilson Alves, conta que há uma grande expectativa por parte de toda equipe da unidade feminina com essa lançamento. “Desde 2015, a gente desenvolve esse trabalho de oficinas de criação literária com elas. Já choramos juntos, já sorrimos juntos, ouvindo e vendo essas histórias de vida que também nos ensinam”, explica.

Com 53 poesias autorais, o livro apresenta histórias de vida cheias de perspectivas para um futuro em liberdade. E o esforço do trabalho que buscou desenvolver a autoestima, a capacidade de expressar ideias, sentimentos e de utilizar a palavra para a resolução de conflitos, com certeza, está consolidado na publicação. Não perca o lançamento!

 

Serviço:

O quê: Lançamento do livro, Força Feminina: A Poesia que Liberta
Onde: Foyer do Teatro Castro Alves – TCA, Salvador – Bahia
Quando: 27 de março, às 17h

Notícias Relacionadas