Mudanças na SETRE põe jovem negra na chefia de gabinete

0
Mudanças na SETRE põe jovem negra na chefia de gabinete
Olivia Santana e Ângela Guimarães | Foto: Arquivo Pessoal

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu na última quarta-feira (28) para debater as mudanças na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado da Bahia em função da saída da secretária Olivia Santana.

O resultado dessa movimentação política se deu com a indicação de Vicente Neto, que tem larga experiência no campo da gestão pública -, para assumir pasta. A outra novidade ficou por conta da jovem chefia de gabinete que contará com a energia e dedicação política da ativista Ângela Guimarães.

Ângela é a atual presidente nacional na União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), tem sua trajetória política marcada na luta antirracista e feminista ao lado da ex-secretária. Assim, a jovem negra diz  receber com responsabilidade e honra a tarefa de continuar contribuindo com as políticas de trabalho, emprego, renda e esporte na Bahia.

A ex-secretária se desincompatibiliza do cargo para se candidatar a deputada estadual, deixando impresso em sua gestão a competência política e o compromisso com a administração pública.  Apontada como uma secretária sensível às necessidades da população baiana, também liderança no Movimento Negro e no Movimento de Mulheres, já conta com uma grande torcida para voltar ao parlamento, agora, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Para Ângela, “não há dúvidas de que será o pleito eleitoral mais difícil da nossa combalida democracia, devido à escalada do ódio e violência fascista que insistem em criminalizar os e as agentes da política. Contudo, para a população negra esse caminho nunca foi fácil, de forma que a Unegro estará ainda mais unida no propósito de eleger a primeira negra deputada estadual na Bahia”, declara.

Olivia Santana acumula no currículo dois mandatos de vereadora na Câmara Municipal de Salvador (CMS), uma brilhante passagem pela secretaria Municipal de Educação da capital e pelas secretarias de Política para Mulheres  e  do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado da Bahia.  Experiente gestora, engajada nas lutas sociais das minorias, com certeza representará os anseios de milhares de baianas e baianos.