EU SOU QUILOMBO: Lindinalva de Paula

  20 de novembro marca o inicio da semana em que você vai conhecer um pouco sobre algumas lideranças do Movimento Negro da Bahia. O editorial inicia a campanha #EuSouQuilombo, que traça um breve perfil de como essas pessoas chegaram para somar na luta negra e de como são importantes dentro desses espaços para os avanços na política pela promoção da igualdade. Então, vamos começar com ela…   Filha de Oxum com Iemanjá e Ekedi de Oxum no Ilê Axê Omin Ewá, Lindinalva de Paula, a mãe de Diogo Dias…

Leia Mais

Camila Pitanga encerra a última edição do ‘Mulher com a Palavra’

Camila Pitanga encerra a última edição do 'Mulher com a Palavra'

A última edição do projeto “Mulher com a Palavra” acontecerá dia 23, a partir das 20h, no Teatro Castro Alves com a  atriz Camila Pitanga. O projeto Mulher com a Palavra, sucesso de público em todas as edições, já está no segundo ano e é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) em parceria com a Maré Produções Culturais com apoio da Bahiagás e do Instituto Avon. Camila Pitanga é considerada como uma referência de atriz e militante das causas feministas e de direitos humanos. É Diretora…

Leia Mais

Mulheres negras debatem gordofobia em Salvador

Mulheres negras debatem gordofobia em Salvador

Ontem, mulheres gordas e negras realizaram mais um ciclo de debates do projeto Gordas em Cena, no Shopping Center Lapa. O evento contou com as participações da advogada Laina Crisostomo (Tamo Juntas), da pedagoga Flávia Nascimento (Elekô), Adriana Santos (Vai Ter Gorda) e a dançarina Maíara Rosedal. Na ocasião as convidadas conversaram sobre infância, maternidade, corpo, política e performance e estudos de dança do ventre por mulheres gordas. O Projeto, composto pelos coletivos Gordas Livres, Movimento Gordas da Bahia e Elekô, foi criado por Milly Costa, Danubia Kessia, Flávia Nascimento e…

Leia Mais

6ª edição do Ovulário discute ‘Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família’

6ª edição do Ovulário discute 'Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família'

O Coletivo Tamo Juntas, em parceria com a Escola Superior de Advocacia,no dia 23, a partir das 8h:30, realiza a  6ª Edição do Ovulário Tamo Juntas. Nesta edição, será debatido o Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família com as presenças de profissionais da área do Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, a fim de mostrar como essa violência acomete as mulheres nos diversos aspectos. O evento tem certificação de 4h e as inscrições você pode fazer on line clicando AQUI!  

Leia Mais

Major Denice Santiago ganha o Prêmio Claudia

Major Denice Santiago ganha Prêmio Claudia

A major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, ganhou ontem (02)  o Prêmio Claudia pelas ações desenvolvidas desde a criação da unidade especializada da PM que protege mulheres vítimas de violência no estado da Bahia. A 22ª edição da maior premiação feminina da América Latina aconteceu na capital paulista, onde também foram premiadas outras mulheres pelo talento, histórias de superação e trabalhos realizados. A major concorreu, , na categoria Políticas Públicas, com Merula Steagall, fundadora da  Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e militante para a…

Leia Mais

Mulheres do Subúrbio discutem políticas e recursos públicos

Dia 04 de junho, a partir das 9:30, mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador vão se reunir no Parque São Bartolomeu para discutir a instrumentalização do acompanhamento, implementação, e desenvolvimento de políticas públicas  e a utilização dos recursos públicos, no intuito de efetivar o controle social de ações que gerem mais desenvolvimento e menos desigualdades. A atividade oferecerá palestras, mini-cursos e roda de conversas para capacitação. Dentre as convidadas estão a socióloga Rosana Fernandes (Coordenadora do CESE), a comunicóloga e pedagoga Ivana Sena (Revista Quilombo), a pedagoga Jaricema Piedade (Coordenadora na SECULT) e da…

Leia Mais