Campanha Respeita as Mina inspira Carnaval da ONU Mulheres

Campanha Respeita as Mina inspira Carnaval da ONU Mulheres

Carnaval as denúncias de assédio sexual aumentam significantemente no Brasil. Muitos desses casos de assédio são consequência de uma cultura em que os homens não escutam as mulheres. E foi com o objetivo de alertar sobre esse problema que a ONU Mulheres, com o suporte do Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe, criou a campanha “Respeita as mina. É simples”. O slogan foi inspirado na campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), que apoia a ação. A campanha #CarnavalElesPorElas foi…

Leia Mais

Secretária de Políticas para Mulheres lança o edital ‘Março Mulher’

Secretária de Políticas para Mulheres lança o edital 'Março Mulher"

Realizado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), o Edital Março Mulheres foi publicado ontem (12) no Diário Oficial do Estado. A Chamada Pública, com investimento de até R$ 400 mil,  vai selecionar até 13 projetos de organizações da sociedade civil, que contribuam para fomentar a autonomia, empoderamento, promoção e defesa dos direitos das mulheres, além da prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Os projetos apoiados deverão estar distribuídos em três modalidades: Feira de Inclusão Sócio Produtiva; Pequenos Empreendimentos com aquisição de Equipamentos; e Produção…

Leia Mais

SPM leva ‘As Mina no Metrô’ e faz alerta sobre assédio no transporte público

SPM leva 'As Mina no Metrô' e faz alerta sobre assédio no transporte público

A ação “As Mina no Metrô” surpreendeu usuárias e usuários do Metrô de Salvador ontem (13). A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) promoveu uma ação de conscientização e combate ao assédio nos transportes coletivos, com a performance das bailarinas do grupo Deslimites e das palhaças do Nariz de Cogumelo. A ação teve início na Estação Rodoviária do Metrô com a entrega de adesivos, campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres. Na ocasião,  secretárias, deputadas estaduais integrantes da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia…

Leia Mais

EU SOU QUILOMBO: Lindinalva de Paula

  20 de novembro marca o inicio da semana em que você vai conhecer um pouco sobre algumas lideranças do Movimento Negro da Bahia. O editorial inicia a campanha #EuSouQuilombo, que traça um breve perfil de como essas pessoas chegaram para somar na luta negra e de como são importantes dentro desses espaços para os avanços na política pela promoção da igualdade. Então, vamos começar com ela…   Filha de Oxum com Iemanjá e Ekedi de Oxum no Ilê Axê Omin Ewá, Lindinalva de Paula, a mãe de Diogo Dias…

Leia Mais

Camila Pitanga encerra a última edição do ‘Mulher com a Palavra’

Camila Pitanga encerra a última edição do 'Mulher com a Palavra'

A última edição do projeto “Mulher com a Palavra” acontecerá dia 23, a partir das 20h, no Teatro Castro Alves com a  atriz Camila Pitanga. O projeto Mulher com a Palavra, sucesso de público em todas as edições, já está no segundo ano e é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) em parceria com a Maré Produções Culturais com apoio da Bahiagás e do Instituto Avon. Camila Pitanga é considerada como uma referência de atriz e militante das causas feministas e de direitos humanos. É Diretora…

Leia Mais

Mulheres negras debatem gordofobia em Salvador

Mulheres negras debatem gordofobia em Salvador

Ontem, mulheres gordas e negras realizaram mais um ciclo de debates do projeto Gordas em Cena, no Shopping Center Lapa. O evento contou com as participações da advogada Laina Crisostomo (Tamo Juntas), da pedagoga Flávia Nascimento (Elekô), Adriana Santos (Vai Ter Gorda) e a dançarina Maíara Rosedal. Na ocasião as convidadas conversaram sobre infância, maternidade, corpo, política e performance e estudos de dança do ventre por mulheres gordas. O Projeto, composto pelos coletivos Gordas Livres, Movimento Gordas da Bahia e Elekô, foi criado por Milly Costa, Danubia Kessia, Flávia Nascimento e…

Leia Mais

6ª edição do Ovulário discute ‘Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família’

6ª edição do Ovulário discute 'Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família'

O Coletivo Tamo Juntas, em parceria com a Escola Superior de Advocacia,no dia 23, a partir das 8h:30, realiza a  6ª Edição do Ovulário Tamo Juntas. Nesta edição, será debatido o Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família com as presenças de profissionais da área do Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, a fim de mostrar como essa violência acomete as mulheres nos diversos aspectos. O evento tem certificação de 4h e as inscrições você pode fazer on line clicando AQUI!  

Leia Mais

Major Denice Santiago ganha o Prêmio Claudia

Major Denice Santiago ganha Prêmio Claudia

A major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, ganhou ontem (02)  o Prêmio Claudia pelas ações desenvolvidas desde a criação da unidade especializada da PM que protege mulheres vítimas de violência no estado da Bahia. A 22ª edição da maior premiação feminina da América Latina aconteceu na capital paulista, onde também foram premiadas outras mulheres pelo talento, histórias de superação e trabalhos realizados. A major concorreu, , na categoria Políticas Públicas, com Merula Steagall, fundadora da  Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e militante para a…

Leia Mais

Mulheres do Subúrbio discutem políticas e recursos públicos

Dia 04 de junho, a partir das 9:30, mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador vão se reunir no Parque São Bartolomeu para discutir a instrumentalização do acompanhamento, implementação, e desenvolvimento de políticas públicas  e a utilização dos recursos públicos, no intuito de efetivar o controle social de ações que gerem mais desenvolvimento e menos desigualdades. A atividade oferecerá palestras, mini-cursos e roda de conversas para capacitação. Dentre as convidadas estão a socióloga Rosana Fernandes (Coordenadora do CESE), a comunicóloga e pedagoga Ivana Sena (Revista Quilombo), a pedagoga Jaricema Piedade (Coordenadora na SECULT) e da…

Leia Mais