Visioonárias lançam novo single ‘Dona Chica’

Que poucas mulheres têm espaço para representar o Rap na Bahia a gente sabe e  inúmeros são os obstáculos para isso. Mas, você sabe que tem umas garotas  quebrando barreiras e marcando espaço nesse território, majoritariamente masculino? Pois é, as Visioonárias  chegaram com tudo para fortalecer a cena feminina do Hip Hop baiano. O  projeto, lançado em 2017,  chega com a  tradicional proposta  de discutir questões políticas e protestar sobre as violências nos espaços periféricos e, mais além,  Udi Santos(25) e Brena Elem (19), pautam sobre a perspectiva da mulher…

Leia Mais

Ativistas convocam a população de Salvador para ato em memória de Marielle Franco

Ativistas convocam a população de Salvador para ato em memória de Marielle Franco

Ativistas de Salvador convocam a população para ato em memória da vereadora Marielle Franco (PSol – RJ), às 18h no Terreiro de Jesus (Pelourinho). Hoje, diversas cidades brasileiras também protestarão para lembrar o sétimo dia dos assassinatos da vereadora e de Anderson Gomes, motorista. O ato convocada por diversas organizações da sociedade civil se iniciará com uma celebração inter-religiosa na frente da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Sobre o Caso – Marielle e Anderson foram executados na última quarta-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro. A vereadora,…

Leia Mais

Mulheres de Salvador convocam para Greve Internacional e Marcha no dia 8

Este ano, as solteropolitanas mais uma vez farão manifesto para marcar a data 8 de março na cidade. Com tema: Mulheres, resistir e transformar!, a marcha está marcada para  acontecer no dia 8 de março, às 13h com concentração na Praça da Piedade.  A cidade também receberá, em maço, as atividades do Fórum Social Mundial (FSM), onde organizações e movimentos se reunirão e somarão forças para a resistência à conjuntura atual permeada pelo genocídio, racismo, machismo, fundamentalismo, xenofobias, ódio religioso e demais intolerâncias, nos dias 13 a 17. Mulheres nas Estatísticas de violências…

Leia Mais

Campanha Respeita as Mina inspira Carnaval da ONU Mulheres

Campanha Respeita as Mina inspira Carnaval da ONU Mulheres

Carnaval as denúncias de assédio sexual aumentam significantemente no Brasil. Muitos desses casos de assédio são consequência de uma cultura em que os homens não escutam as mulheres. E foi com o objetivo de alertar sobre esse problema que a ONU Mulheres, com o suporte do Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe, criou a campanha “Respeita as mina. É simples”. O slogan foi inspirado na campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), que apoia a ação. A campanha #CarnavalElesPorElas foi…

Leia Mais

Secretária de Políticas para Mulheres lança o edital ‘Março Mulher’

Secretária de Políticas para Mulheres lança o edital 'Março Mulher"

Realizado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), o Edital Março Mulheres foi publicado ontem (12) no Diário Oficial do Estado. A Chamada Pública, com investimento de até R$ 400 mil,  vai selecionar até 13 projetos de organizações da sociedade civil, que contribuam para fomentar a autonomia, empoderamento, promoção e defesa dos direitos das mulheres, além da prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Os projetos apoiados deverão estar distribuídos em três modalidades: Feira de Inclusão Sócio Produtiva; Pequenos Empreendimentos com aquisição de Equipamentos; e Produção…

Leia Mais

SPM leva ‘As Mina no Metrô’ e faz alerta sobre assédio no transporte público

SPM leva 'As Mina no Metrô' e faz alerta sobre assédio no transporte público

A ação “As Mina no Metrô” surpreendeu usuárias e usuários do Metrô de Salvador ontem (13). A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) promoveu uma ação de conscientização e combate ao assédio nos transportes coletivos, com a performance das bailarinas do grupo Deslimites e das palhaças do Nariz de Cogumelo. A ação teve início na Estação Rodoviária do Metrô com a entrega de adesivos, campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres. Na ocasião,  secretárias, deputadas estaduais integrantes da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia…

Leia Mais

EU SOU QUILOMBO: Lindinalva de Paula

  20 de novembro marca o inicio da semana em que você vai conhecer um pouco sobre algumas lideranças do Movimento Negro da Bahia. O editorial inicia a campanha #EuSouQuilombo, que traça um breve perfil de como essas pessoas chegaram para somar na luta negra e de como são importantes dentro desses espaços para os avanços na política pela promoção da igualdade. Então, vamos começar com ela…   Filha de Oxum com Iemanjá e Ekedi de Oxum no Ilê Axê Omin Ewá, Lindinalva de Paula, a mãe de Diogo Dias…

Leia Mais

Camila Pitanga encerra a última edição do ‘Mulher com a Palavra’

Camila Pitanga encerra a última edição do 'Mulher com a Palavra'

A última edição do projeto “Mulher com a Palavra” acontecerá dia 23, a partir das 20h, no Teatro Castro Alves com a  atriz Camila Pitanga. O projeto Mulher com a Palavra, sucesso de público em todas as edições, já está no segundo ano e é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) em parceria com a Maré Produções Culturais com apoio da Bahiagás e do Instituto Avon. Camila Pitanga é considerada como uma referência de atriz e militante das causas feministas e de direitos humanos. É Diretora…

Leia Mais

Mulheres negras debatem gordofobia em Salvador

Mulheres negras debatem gordofobia em Salvador

Ontem, mulheres gordas e negras realizaram mais um ciclo de debates do projeto Gordas em Cena, no Shopping Center Lapa. O evento contou com as participações da advogada Laina Crisostomo (Tamo Juntas), da pedagoga Flávia Nascimento (Elekô), Adriana Santos (Vai Ter Gorda) e a dançarina Maíara Rosedal. Na ocasião as convidadas conversaram sobre infância, maternidade, corpo, política e performance e estudos de dança do ventre por mulheres gordas. O Projeto, composto pelos coletivos Gordas Livres, Movimento Gordas da Bahia e Elekô, foi criado por Milly Costa, Danubia Kessia, Flávia Nascimento e…

Leia Mais

6ª edição do Ovulário discute ‘Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família’

6ª edição do Ovulário discute 'Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família'

O Coletivo Tamo Juntas, em parceria com a Escola Superior de Advocacia,no dia 23, a partir das 8h:30, realiza a  6ª Edição do Ovulário Tamo Juntas. Nesta edição, será debatido o Enfrentamento a Violência contra a Mulher no Direito de Família com as presenças de profissionais da área do Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, a fim de mostrar como essa violência acomete as mulheres nos diversos aspectos. O evento tem certificação de 4h e as inscrições você pode fazer on line clicando AQUI!  

Leia Mais