República do Gabão confirma presença no IV ECOBANTU

O IV Encontro Internacional das Tradições Bantu (ECOBANTU) acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de maio e já tem a confirmação da presença de Ali Bongo Ondimba, chefe de Estado da República do Gabão. Outras personalidades de países do continente africano, da América do sul e da Europa (França, Espanha, Alemanha, Itália, Portugal também estarão presentes no evento. Com tema “Tradição Bantu no Brasil e África: Cultura, Costumes e Hábitos de Um Povo Transatlântico”,o Encontro tem uma vasta programação divida entre palestras, conferências, debates, falas e cantos bantu com…

Leia Mais

O genocídio do negro brasileiro, o Sharperville nosso de cada dia

* Por Marcos Rezende Foi através de uma resolução da ONU que o dia 21 de março virou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Esse fato ocorreu quando, em 1960, na cidade de Joanesburgo – África do Sul, a polícia abriu fogo contra milhares de pessoas que faziam protesto contra a Lei do Passe, vindo a matar 69 pessoas e ferindo outras 186. À época, o passe era o documento de identificação dos negros e também dizia onde ele poderia circular. No Brasil, mais de meio…

Leia Mais

Ativistas convocam a população de Salvador para ato em memória de Marielle Franco

Ativistas convocam a população de Salvador para ato em memória de Marielle Franco

Ativistas de Salvador convocam a população para ato em memória da vereadora Marielle Franco (PSol – RJ), às 18h no Terreiro de Jesus (Pelourinho). Hoje, diversas cidades brasileiras também protestarão para lembrar o sétimo dia dos assassinatos da vereadora e de Anderson Gomes, motorista. O ato convocada por diversas organizações da sociedade civil se iniciará com uma celebração inter-religiosa na frente da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Sobre o Caso – Marielle e Anderson foram executados na última quarta-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro. A vereadora,…

Leia Mais

Gumboot Dance Brasil ministra oficina no SESC Consolação

Gumboot Dance Brasil ministra oficina no SESC Consolação

  O Gumboot é uma dança sul-africana em que se utiliza botas de borracha para produzir sons enquanto os dançarinos executam coreografias batendo com os pés e com as mãos, produzindo uma comunicação potente e poética. As oficinas no SESC Consolação começarão no dia 26 de março e vão até o dia 28 com exercícios rítmicos que surgem da leitura corporal e dos códigos construídos pelos mineiros que trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul.   Em sua essência o Gumboot traz na prática, elementos da brincadeira, do…

Leia Mais

Fábrica de Cultura Capão Redondo oferece atividades gratuitas para todas as idades

Fábrica de Cultura Capão Redondo oferece atividades gratuitas para todas as idades

No mês de março, o espetáculo Vênus Negra e a contação de histórias sobre os antigos reinos da África fazem um resgate histórico e social No mês de março, a Fábrica de Cultura Capão Redondo preparou atividades especiais que buscam resgatar diversos aspectos da cultura africana e vai apresentar os espetáculos “Contação de histórias – Aventuras de Reinos Antigos do Senegal, Moçambique e Cabo Verde” e  “Vênus Negras – Um Manual de Como Engolir o Mundo”. As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas…

Leia Mais

JP Rufino é vítima de racismo na internet

JP Rufino é vítima de racismo na internet

O ator JP Rufino (João Pedro Rufino) foi alvo de ataques racistas na internet e sua mãe Martha Cristina  decidiu ir à justiça,  após o ator publicar na sua rede social um vídeo na Sapucaí e um seguidor comentar: “Macaco sambando”. O ator é conhecido por participar de novelas  de grandes sucessos como “Além do horizonte”, “Alto astral” e “Êta mundo bom!”, e  se manifestou sobre o ocorrido, dizendo que não desistirá de buscar uma solução para o crime. Ontem (19), a sua mãe se pronunciou sobre a história, garantindo que a família prestará…

Leia Mais

Melvin Santhana se apresenta em São Paulo em show gratuito

Melvin Santhana se apresenta em São Paulo em show gratuito

No dia 25 de fevereiro, o multiartista Melvin Santhana se apresenta em São Paulo em show gratuito no CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Com o disco “Abre Alas”, recentemente disponibilizado em todas as plataformas de streaming, Melvin Santhana apresenta um trabalho autoral, com participações de DJ KL Jay, Dani Nega, As Capulanas, Tatiana Nascimento, Biel Lima, Tássia Reis. Produzido por Melvin Santhana e Manassés Nóbrega, o disco “Abre Alas” traz em sua composição questões étnico-raciais, ancestralidade e uma forte denúncia política. Vocalista, guitarrista e experiente produtor musical, Melvin Santhana atualmente colabora com trabalhos de outras artistas de forma sensível e peculiar. Como…

Leia Mais

Escritora angolana, Zulinni Bumba, em entrevista exclusiva!

“…É uma luta constante que a mulher angolana faz, alguns homens ainda acham que o lugar da mulher é na cozinha” (Zulinni Bumba) Zulinni Bumba, é o pseudônimo literário de Madalena Suzete Paulo Manuel Bumba, natural de Luanda, capital de Angola, distrito de Ingombota. O gosto pela escrita começou aos 12 anos na República Democrática do Congo, onde participou da Escola Bíblica de Férias-EBF através da Igreja Metodista Unida, da comunidade de angolanos naquele país. Entre 2008 e 2012 participou das eleições gerais de Angola como membro observadora. Foi Vice…

Leia Mais

Secretária Olivia Santana é vítima de racismo no Hotel Catussaba

A secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Olívia Santana-, foi vítima de discriminação, hoje (03), no Hotel Catussaba. A secretária, também ativista do movimento negro na Bahia, usou as redes sociais para denunciar as agressões de uma mulher incomodada com sua presença no evento “Folia do Batom” para o qual foi convidada por Selma Moraes, vice-presidente da Federação Nacional de Automobilismo. Pelo Facebook, um breve relato postado por Olívia descreveu o inicio da agressão, “Ela apertou fortemente a minha mão ignorando meus apelos para que soltasse. Disse…

Leia Mais