Povo de Santo do Nordeste de Amaralina realiza caminhada contra Intolerância Religiosa  

0

Povo de Santo do Nordeste de Amaralina realiza caminhada contra Intolerância Religiosa   
Foto: Leo Ornelas

Membros de religiões de matrizes africanas realizaram nesse domingo (28) a 5ª Caminhada do Povo de Santo no Nordeste de Amaralina. A população do bairro que abriga cerca de 20 terreiros, de diversas nações, ocupou as ruas da comunidade com o tema “Todos Unidos Contra a Intolerância Religiosa”.

Lideranças religiosas de outras localidades também se fizeram presentes para apreciar o ato e renderam homenagens aos orixás durante a caminhada. Para Ekedi Conceição do Terreiro Ilê Axé Babá Okê em  Bom Jesus dos Pobres, “estar no Nordeste é fortalecer mais uma ação contra a intolerância que vive os adeptos das religiões de matrizes africanas. É importante dedicar um domingo para esse ato político e estarmos resistindo todos juntos”, afirmou.

A caminhada teve início às 10h horas no final de linha do Nordeste, com jovens meninas do axé no balé afro coreografado professora Gisele. Centenas de pessoas seguiram até a praia de Amaralina ao ritmo dos grupos Afoxé Bamboxê e Mesa de Ogans para a entrega do presente de Yemanjá, organizado pela yalorixá Rosinha de Omolu, do Ilê Axé Omin Oluô Tapalepé. No encerramento a confraternização foi acompanhada do ajeum oferecido na Associação de moradores Sul de Bina.

Confira fotos na galeria.