Notícias

Juventude Negra da Penísula Itapagipana promove Terças Culturais

Nesta terça (24),  A Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (REPROTAI), realizará mais uma edição da Terça Cultural no bairro do Uruguai. Com tema ” Dançando eu supero a violência”, os jovens da região poderão participar da atividade que acontecerá na Praça do final de linha. A ‘Terça Cultural’ tem como elemento fundamental a construção de uma Cultura de Paz, junto com a expressão  popular e a democratização da cultura. Em abril, considerado o mês da dança, a juventude vai agitar a praça e mostrar como a arte pode…

Leia Mais

Olodum celebra 29 anos neste domingo (29)

O Bloco Afro Olodum celebra 39 anos de sucesso, dia 29 (domingo) na Praça Tereza Batista  – Pelourinho, a partir das 14h com  “Tributo a Ranavalona III”. A programação contará com o melhor do Samba Reggae e presença de grandes nomes da música baiana, como os antigos vocalistas e a atual ala de canto da banda. O show do próximo dia 29, no Pelô, contará com repertório repleto de canções que marcam a história do grupo, desde o primeiro LP lançado, “Egito Madagascar”, entre elas: Eu Falei Faraó, Faraó; Avisá Lá; Rosa; Alegria Geral; Vem Meu…

Leia Mais

Vereador Moisés Rocha convoca Audiência Pública para discutir Estatuto Municipal da Igualdade Racial

  A Comissão de Reparação da Câmara de Salvador  volta a debater  o  Projeto de Lei nº 549/13, que institui o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa na cidade de Salvador. A audiência pública acontece na próxima quarta (25), no  Centro Cultural da Câmara, a partir das 18:30. O projeto que foi apresentado, originalmente, pela ex-vereadora Olívia Santana, agora passa por um processo de adequação pela atual comissão de Reparação, presidida pelo vereador Moisés Rocha (PT-BA).  A relatoria da minuta está sob responsabilidade do vereador Silvio…

Leia Mais

III Júri Simulado da DPE-Ba julgará Índio Caboclo Marcelino

Inocente ou culpado? A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA elucidará a questão promovendo, 82 anos depois, em Ilhéus, o julgamento por Júri Popular do Índio Caboclo Marcelino, da tribo Tupinambá de Olivença. A sessão faz parte da Série Júri Simulado – Releitura do Direito na História, que busca garantir o resgate dos direitos de personagens da história nacional que, à época, não puderam exercer com plenitude a garantia do contraditório e da ampla defesa efetiva. Através do Júri Simulado a Defensoria baiana já realizou o julgamento, com…

Leia Mais

Visioonárias lançam novo single ‘Dona Chica’

Que poucas mulheres têm espaço para representar o Rap na Bahia a gente sabe e  inúmeros são os obstáculos para isso. Mas, você sabe que tem umas garotas  quebrando barreiras e marcando espaço nesse território, majoritariamente masculino? Pois é, as Visioonárias  chegaram com tudo para fortalecer a cena feminina do Hip Hop baiano. O  projeto, lançado em 2017,  chega com a  tradicional proposta  de discutir questões políticas e protestar sobre as violências nos espaços periféricos e, mais além,  Udi Santos(25) e Brena Elem (19), pautam sobre a perspectiva da mulher…

Leia Mais

Coletivo Elekô: Quem são Elas?

Coletivo Elekô: Quem são Elas?

Quem são Elas? Esse é o chamado do Coletivo Elekô para “O encontro de mulheres negras edificadoras do ativismo e movimento social”, que convoca as mulheres para (re)conhecerem numa tarde de muita conversa e troca de ideias no dia 28 de abril (sábado), na Casa La Frida, a partir das 14h. “Estamos todas muito soltas, cada uma de nós faz um trabalho diferente e, muitas vezes, não sabemos da existência de outras ações que poderiam se complementar com um outro, já existente”, explica Milly Costa, integrante do Elekô. “Quando estamos…

Leia Mais

Quintas Gregorianas recebe Coletivo Pé Descalço

Nesta quinta-feira, 19, às 17h, o Quintas Gregorianas tem como atração um grupo formado jovens de bairros periféricos de Salvador, que levam poesia para os ônibus e diversos outros espaços socioculturais. Batizado de Pé Descalço, o coletivo mostra toda sua verve poética na Galeria da Cidade no Teatro Gregório de Mattos (TGM) tendo como ambiência inspiradora a exposição Gregórios. O Coletivo Pé Descalço busca dar visibilidade a poemas autorais de oito jovens que nem sempre tem coragem de expor seus textos, através de intervenções em colégios e saraus pela cidade.…

Leia Mais

Espetáculos, exposições e oficinas na 12ª edição do Festival Internacional VIVADANÇA

Durante todo o mês de abril, a 12ª edição do Festival Internacional VIVADANÇA oferece uma vasta programação sobre a Dança para dançarinos, professores, estudantes e todos aqueles que curtem essa expressão artística.Inúmeras atividades serão oferecidas, distribuídas entre: oficinas, workshops, exposições, exibição de filmes e mostras artísticas. Na Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 27, Barris), até o dia 25,  está em cartaz a exposição Memórias Dançantes – Mestre King, em homenagem ao pioneiro da dança afro-brasileira no Brasil. A exposição é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, de 8h…

Leia Mais

‘Ugangue Apresenta’ leva RZO para o Pelourinho no próximo sábado

'Ugangue Apresenta' leva RZO para o Pelourinho no próximo sábado

  Próximo sábado (21), a partir das 20h, Salvador receberá pela primeira vez o grupo O RZO. O show acontecerá no Pelourino, na praça Tereza Batista e faz parte do projeto “Ugangue Apresenta”. O RZO promete uma noite inesquecível, colocando no repertório os principais sucessos da banda e as músicas do novo disco “Quem tá no jogo”. Para agitar ainda mais a noite, ainda terá  as apresentações do grupo de Rap Nova Era e do rapper Correria que  como anfitriões  vão representar o que há de melhor no Rap Bahia.     SERVIÇO: O quê: UGANGUE…

Leia Mais

Ó Paí, Ó volta em temporada especial no Vila Velha

Ó Paí, Ó volta em temporada especial no Vila Velha

O espetáculo Ó Paí, Ó, do Bando de Teatro Olodum, fará uma temporada especial no mês de maio de 2018, entre os dias 04 e 13/05, sexta e sábado, 20h e domingo, 19h, no Teatro Vila Velha. Os ingressos custam R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia) e podem ser adquiridos na Bilheteria do teatro (Passeio Público – Campo Grande) ou pelo site: WWW.ingressorapido.com.br Sobre a peça – Ó Paí, Ó estreou em 1992 e ganhou versões para o cinema e para a televisão, continua atual ao revelar, com humor e irreverência, as…

Leia Mais