Palestra sobre Direito e Africanidades acontecerá dia 20 em São Francisco do Conde

0
Cleia Costa e Sergio São Bernardo organizam obra que comenta o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
Foto Divulgação

 

O Grupo de Estudo sobre Imigração, Raça e Etnicidade (Diáspora) e o Grupo de Pesquisa África-Brasil, promovem a palestra “Direito e Africanidades: Justiça restaurativa no Brasil a partir da perspectiva da Filosofia Ubuntu”, na próxima terça-feira (20), a partir das 14 horas, no Auditório do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da UNILAB, do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

O evento é coordenado pelo professor Marcio André dos Santos, junto ao Programa “Ciclo de Seminários Internos” e tem como debatedores participantes o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sérgio São Bernardo, e o coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimentos, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, professor Bas’Ilele Malomalo. A palestra será medida pelo professor de Sociologia do IHL, Ercílio Langa. No momento, também, acontecerá o lançamento do libro “Xangô e Thémis: estudos sobre filosofia, direito e racismo” do autor Sérgio São Bernardo.

O Grupo de pesquisa África-Brasil da Unilab é integrante do Instituto de Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB-CE) e representado pelos professores do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), BasiIlele Malomalo (Unilab/BA) e Lourenço Cardoso (Unilab/CE).


Sobre os Palestrantes

 Sérgio São Bernardo

 Doutorando do Programa de Doutorado Multidisciplinar e Multi institucional em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB), Bacharel em Direito e advogado pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Ações Afirmativas da UNB. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Bas´Ilele Malomalo

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/Unesp, docente de graduação e do Mestrado Interdiscipinar em Humanidades (MIH) do IHL, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin-Unesp); do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto); e Member of United Nations – Harmony with Nature. Proponente e coordenador geral do III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul.