Povo de santo participa da 9ª Caminhada da Pedra de Xangô em Cajazeiras

Pedra de Xangô em Cajazeiras X | Foto: Leo Ornelas
Concentrados no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, adeptos do Candomblé participaram da Caminhada da Pedra de Xangô, organizada pelo Terreiro Ilê Tomim Kiosise Ayo e pela Associação Pássaro das águas.  O evento que segue na sua 9ª edição, tem a tradição de reunir religiosos de matrizes africanas para celebrar e protestar contra a intolerância e racismo religioso.
Caminhada da Pedra de Xangô em Cajazeiras X | Foto: Leo Ornelas
Na ocasião, milhares de pessoas caminharam em direção à Pedra formando um grande manto branco pelas ruas da Cajazeiras X. No inicio da caminhada, foi feito discurso contra os crimes religiosos que aconteceram em todo o país e feita a convocação para que os presentes entendam a responsabilidade coletiva na luta pela preservação do culto às religiões de matrizes africanas . Ainda na concentração – antes do Padê – foi prestada solidariedade  à Secretária e ativista do movimento negro na Bahia – Olivia Santana-,  discriminada durante atividade no do Hotel Catussaba. (Clique e veja matéria!)
Povo de santo participa da 9ª Caminhada da Pedra de Xangô em Cajazeiras
Pedra de Xangô em Cajazeiras X | Foto: Leo Ornelas
Ao final,  a Pedra de Xangô (Patrimônio Cultural do Município), considerada um monumento sagrado e  um dos principais símbolos das religiões de matriz africana na cidade, foi cercada de religiosos que, após a tradicional entrega do amalá, dançaram e entoaram os cânticos sagrados, pedindo justiça e proteção contra os ataques vividos pelo candomblé da Bahia e do Brasil.

Notícias Relacionadas