Povo de santo participa da 9ª Caminhada da Pedra de Xangô em Cajazeiras

Concentrados no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, adeptos do Candomblé participaram da Caminhada da Pedra de Xangô, organizada pelo Terreiro Ilê Tomim Kiosise Ayo e pela Associação Pássaro das águas.  O evento que segue na sua 9ª edição, tem a tradição de reunir religiosos de matrizes africanas para celebrar e protestar contra a intolerância e racismo religioso. Na ocasião, milhares de pessoas caminharam em direção à Pedra formando um grande manto branco pelas ruas da Cajazeiras X. No inicio da caminhada, foi feito discurso contra os crimes religiosos que aconteceram…

Leia Mais

3ª Soró Odô acontecerá próximo domingo no Dique

3ª Soró Odô acontecerá próximo domingo no Dique

O 3° Soró Odô acontecerá no próximo domingo (28) às 14h no Dique do Tororó. O Soró Odô, tradicionalmente comemorado no último domingo de janeiro,  é um louvor à Yami a Osun com o propósito de preservar a natureza e  aproximar do Orixá a cada momento da vida dos filhos e filhas de santo. Diversas comunidade de religiões de matrizes africanas vão celebrar no Dique a entrega do presente à deusa das Águas Doces – Oxum -, reforçando os pedidos de proteção e fé. Vista seu Branco. O Soró Odô…

Leia Mais

Domingo(4), acontece a 9ª Caminhada da Pedra de Xangô

Domingo (04), acontecerá a 9ª  Caminhada da Pedra de Xangô, no bairro de Cajazeira X (Salvador). A pedra, símbolo da luta dos escravos pela libertação no reconhecido quilombo Buraco do Tatu, também foi tombada a partir das solicitações de entidades como a Associação Pássaros das Águas, presidida por Mãe Iara, e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia, depois de ter sido alvo de inúmeros ataque de intolerantes religiosos. Mais uma vez, lideranças  e adeptos do candomblé, todos vestidos de branco,  se reunirão em concentração às 7h30 no  Campo da Pronaica,…

Leia Mais

Unzo Mutagissi de Uzambi faz homenagem a Mãe Gilda de ogum no dia 21

Unzo Mutagissi de Uzambi faz homenagem a Mãe Gilda de ogum no dia 21

No dia Contra a Intolerância Religiosa ( 21), Tatá Marcelo do  Unzo Mutagissi de Uzambi fará uma homenagem à Mãe Gilda de Ogum para celebrar sua história de resistência religiosa e luta social.  Na ocasião, os presentes participarão  de palestras  e atividades culturais envolvendo  capoeira, samba de roda, além de uma caminhada na Trilha Eco Étnica na Fonte da Caixa.. Sobre Mãe Gilda de Ogum – Yalorixá e ativista se destacou pela personalidade forte e grande participação em ações para a melhoria do bairro de Nova Brasília. Fundou o Ilê…

Leia Mais

XIII Caminhada pelo Fim da Violência, da Intolerância Religiosa e pela Paz

XIII Caminhada pelo Fim da Violência, da Intolerância Religiosa e pela Paz

Os terreiros do bairro do Engenho Velho da Federação e adjacências realizarão, dia 15 de novembro, às 15h, no bairro do Engenho Velho, a Caminhada pelo Fim da Violência, da Intolerância Religiosa e pela Paz.  O objetivo da caminhada é denunciar o desrespeito às religiões de matriz africana, que tem vivenciado diariamente os ataques dos efeitos do racismo institucional perpetrado pelo Estado brasileiro, pela ausência, violação e não cumprimento das políticas públicas voltadas para a garantia da integridade das religiões de matriz africana e indígena. A manifestação acontece desde 2004,…

Leia Mais

Comissão de Reparação visita terreiro invadido pela PM no Curuzu

Comissão de Reparação visita terreiro invadido pela PM no Curuzu

Ontem (21), o terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe recebeu a Comissão de Reparação da Câmara de Vereadores de Salvador (CMS), no Curuzu, para dialogar sobre a invasão do templo por policiais militares, durante operação realizada no bairro quinta-feira (17).  Na ocasião, Doté Amilton Costa contou que, cerca de cinco PMs pularam o muro do terreiro, invadiram o imóvel arrombando a porta da cozinha. Sobre a atuação policial, o vereador Suíca (PT), afirmou ao portal Bahia Notícias que “Não podemos considerar normal que o ‘olho do Estado’ trate cidadãos dessa…

Leia Mais