SETRE debate ‘A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder’

SETRE debate 'A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder'


A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia – SETRE, através da Agenda Bahia do Trabalho Decente, promoverá no dia 31 de julho, um Seminário com o tema “A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder”. Esta atividade tem como referência o “Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha” comemorado em todo o mundo no dia 25 de julho e se insere numa agenda de ações alusivas a esta data promovida pelo Governo do estado da Bahia, o Julho das Pretas”.

O evento tem como tema o Empoderamento das Mulheres Negras no Mundo do Trabalho e nos postos de alto prestígio, tanto na esfera pública quanto na privada, propondo, através do debate, uma reflexão acerca dos desafios da inclusão, permanência e ascensão dessas mulheres negras no mundo do trabalho e nos espaços de poder, tendo em conta as barreiras concretas que se erguem calcadas nos históricos fenômenos do racismo e do patriarcado. Tais fenômenos contribuem sobremaneira para a exclusão desta importante parcela da população externando as desigualdades e dificuldades enfrentadas pelas mulheres, sobretudo negras, no mundo do trabalho e nos postos de alto prestígio, mesmo quando elas são mais escolarizadas e qualificadas que os homens.

 Irão compor a mesa três palestrantes que terão, cada uma, 20 minutos para abordar a temática a partir do seu ponto de vista profissional e institucional. São elas:

 Nilcemar Nogueira – Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professora da Universidade Estácio de Sá, atualmente é Secretária de Cultura da cidade do Rio de Janeiro;

Flávia Oliveira – Formada em Jornalismo pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Iacs-UFF/RJ), especialista em cobertura de temas socioeconômicos, como pobreza, desenvolvimento humano e desigualdade social, atualmente é Jornalista e comentarista de economia; e

Ana Georgina Dias – Economista, atualmente é Superintendente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) do estado da Bahia.  

SERVIÇO

O QUÊ: “A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder”
QUANDO
: 31 de julho, às 14h
ONDE: auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, situado na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia – CAB, Nº 750 – Salvador – BA.  

Notícias Relacionadas