Unzo Mutagissi de Uzambi faz homenagem a Mãe Gilda de ogum no dia 21

0
Unzo Mutagissi de Uzambi faz homenagem a Mãe Gilda de ogum no dia 21
Foto Divulgação Busto de Mãe Gilda
Unzo Mutagissi de Uzambi faz homenagem a Mãe Gilda de ogum no dia 21
Foto Divulgação Busto de Mãe Gilda

No dia Contra a Intolerância Religiosa ( 21), Tatá Marcelo do  Unzo Mutagissi de Uzambi fará uma homenagem à Mãe Gilda de Ogum para celebrar sua história de resistência religiosa e luta social.  Na ocasião, os presentes participarão  de palestras  e atividades culturais envolvendo  capoeira, samba de roda, além de uma caminhada na Trilha Eco Étnica na Fonte da Caixa..

Sobre Mãe Gilda de Ogum – Yalorixá e ativista se destacou pela personalidade forte e grande participação em ações para a melhoria do bairro de Nova Brasília. Fundou o Ilê Axé Abassá de Ogum, em 1988,  localizado nas imediações da Lagoa do Abaeté (Itapuã).

Falecida em 21 de janeiro de 2000, com a saúde fragilizada em decorrência de agressões morais ocasionadas por intolerância religiosa, deixou vivo seu legado com sua filha Mãe Jaciara Ribeiro, hoje, autoridade maior no Abassá de Ogum.

A trilha Eco Étnica da Fonte da Caixa terá saída na Fonte das Lavadeiras (popular fonte do buraquinho), historicamente utilizado pelo Povos Tupinambás, que mais tarde passa ser utilizada por quase 100 anos pelas Lavadeiras, Ganhadeiras, Quituteiras, Quitandeiras e Religiosos de Matriz Africana.

Organizada pela Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS),  a trilha tem 2 Km de extensão em área de dunas e proteção permanente em Vila de Abrantes

Confira abaixo a programação:

Café da Manha com Ganhadeiras na fonte das lavadeiras;
Caminhada na Eco Trilha (Parque natural das Dunas
Palestras
Referências ao Levante do Joanes, capítulo importante da Revolta dos Malês;
Painel do Atlântico a Baía de Todos os Santos e Instalação da Sala de Leitura com Angélica Paixão;
Ato de Afirmação da Rota Afro Indígena
Festa Cultural: Capoeira, Samba de Roda e Dança das Lavadeiras;