Vereadora Marta Rodrigues realiza sessão em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica

Vereadora Marta Rodrigues realiza sessão em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica
Foto ASCOM | Hieros Vasconcelos

A Câmara Municipal de Salvador realizou ontem (29) a sessão especial do Dia da Visibilidade Lésbica promovida pela vereadora Marta Rodrigues. O momento discutiu a necessidade de visibilidade do combate à lesbofobia e, para isso,  mulheres representantes de coletivos de correspondem à pauta estiveram presentes. 

A homenageada da noite foi Raimunda Lúcia, que durante anos manteve na Carlos Gomes o famoso bar da Rai, que era palco de divertidas noites e encontros da população LGBT de Salvador. Outra ilustre presença, foi a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Julieta Palmeiras, que se mostrou emocionada ao participar da primeira sessão pela visibilidade lésbica e destacou o esforço da sua pasta para elaborar políticas públicas que visibilizem as mulheres lésbicas também em espaços de poder.

Rosângela Castro, convidada especial e ativista do Rio de Janeiro, lembrou da violência “corretiva” a qual muitas mulheres estão vulneráveis “Quantas de nos lésbicas somos estupradas corretivamente até pelos nossos maridos? Porque muitas ainda são casadas. Não conseguimos ter consultas dignas em consultórios médicos. Precisamos lutar e resistir”, questionou.

A mesa ainda teve as participações da professora da Uneb, Améli Maraux, a artista Emile Lapa, pesquisadora de gênero e raça no esporte, Ineildes Calheiro, a membro do Conselho Estadual de Políticas LGBT e Integrante do Fórum Enlesbi, Iana Aguiar, a vereadora Aladilce, a advogada e mestra em Educação pela UFBA, Francineide Marques.

Notícias Relacionadas